Cidade de Salto de Pirapora revitaliza a biblioteca municipal

Mudança do espaço foi antecipada para receber o programa Viagem Literária.
Crédito: Prefeitura de Salto de Pirapora
Contação de histórias na cidade // Crédito: Leandro Jesus

A cidade de Salto de Pirapora, que fica na região metropolitana da Sorocaba, está realizando diversos investimentos na área cultural, com destaque para a revitalização da biblioteca municipal, que foi transferida para um novo espaço, o Centro de Educação e Cultura José Marcello. A mudança estava prevista para setembro, mas foi antecipada pela gestão municipal para atender o programa Viagem Literária, que desembarca pela primeira vez na cidade em 2017.

A secretária de Esporte, Cultura e Turismo, Carmem Machado, disse que a ideia é renovar o espírito e aplicar na cidade o conceito de biblioteca viva. “Queremos mostrar que a biblioteca não precisa ser um espaço silencioso e sem vida. E a cidade vai abraçar este projeto. O novo espaço é amplo, frequentado por pessoas de 5 a 90 anos. Isso dá outra visibilidade a biblioteca, que não pode ser mais um depósito de livros. E acho que essa ideia já está começando a mudar”.

O Centro Cultural José Marcello, espaço que abriga a biblioteca, foi inaugurado em 2 de maio. Nele, são realizadas diversas atividades de formação, tanto na área cultural como esportiva. São oferecidos cerca de 30 cursos, como dança, teatro, percussão, pilates e tai chi chuan.

O chefe da divisão de cultura, Carlos Doles, explica que a antiga biblioteca ficava num espaço alugado e que a transição para o novo espaço seria realizada até setembro. Mas quando a prefeitura ficou sabendo que sediaria o programa Viagem Literária, essa data foi antecipada. Segundo ele, cerca de 60% do acervo de 6 mil títulos já foi transferido.

Duas semanas antes do Viagem Literária, as atividades na biblioteca foram suspensas e os livros encaixotados. Em 26 de maio, foi feita a reinauguração, exatamente no dia da contação de histórias do programa estadual. O evento foi um sucesso e 500 crianças assistiram ao grupo Poesia Viral.

Doles explica que o novo espaço é mais aconchegante. A biblioteca recebe atualmente cerca de 100 pessoas por dia e a ideia é que esse número seja ainda maior. Para aumentar o público, a biblioteca vai promover também atividades culturais e ampliar o horário de atendimento, passando a abrir aos sábados.

“No passado, já oferecemos oficinas artesanais e de fabricação de máscaras. Agora vamos promover sessões de contação de histórias aos sábados. No começo, seria mensalmente, mas meu sonho é ter essa programação toda semana”.

Ele explica que o público da biblioteca é cativo e bem variado: frequentam o espaço crianças, adolescentes e adultos. Os jovens são os maiores visitantes por conta da grande variedade de títulos juvenis.

Outra ação da prefeitura é implementar no segundo semestre uma área para a exibição de filmes no Centro Cultural, o que vai cobrir uma importante lacuna, já que a cidade não tem salas de cinema do circuito comercial.

O investimento no projeto é estimado em R$ 100 mil neste primeiro ano de funcionamento. Doles explica que o espaço era ocupado por uma escola, que agora funciona em um edifício recém-inaugurado. A prefeitura fez pequenas adaptações no prédio para receber o centro cultural e a biblioteca, como uma nova pintura e mudanças na iluminação.

“A nossa ideia é tirar a cara de escola deste prédio e mostrar que ele é agora um centro de educação informal e de encontro. Assim, as pessoas que visitam o centro cultural passam a conhecer a biblioteca e vice-versa. E queremos um novo pensar de biblioteca, que deve ser alegre, bonita e colorida”, finaliza o gestor cultural.

Criado em 1957, o município de Salto de Pirapora tem 44 mil habitantes e fica a 120 quilômetros da capital paulista. A economia é baseada na extração de minérios e a cidade é conhecida como a ‘capital do calcário”.

Do Viagem Literária, a Biblioteca de Salto de Pirapora vai receber o bate-papo do módulo infantojuvenil com a escritora Lúcia Hiratsuka, no dia 9 de junho, às 14 horas. E em agosto, uma conversa voltada para o público adulto, com o premiado autor Evandro Affonso Ferreira, no dia 11, às 19 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *