Luiz Roberto Guedes é destaque na imprensa de Herculândia

Confira o relato do jornalista Nilton Mendonça

Luiz Roberto Guedes encanta público do Bate-papo com Escritores

Por Nilton Mendonça
A Biblioteca Publica Municipal Francisco Rodrigues Simões de Herculândia, foi palco, na tarde do último dia 7, quarta-feira, do segundo evento do projeto cultural Viagem Literária (iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura), que pela primeira vez é desenvolvido no município. O evento denominado „Bate Papo com Escritores teve a presença do autor para público infantojuvenil e adulto, Luiz Roberto Guedes.

Segundo Margarida Gertrudes Tempass da Silva, encarregada pela organização do Viagem Literária, o evento aberto ao público em geral, e direcionamento aos alunos dos projetos Guri, Prodam e Espaço Amigo foi um sucesso.
“Assim como aconteceu com a Alicce, contadora de histórias lá de Cuiabá, o Luiz Roberto Guedes foi um sucesso. Ele começou mostrando algumas de suas obras e depois respondeu as perguntas dos presentes. Encantou nosso público que, apesar de inicialmente tímido, se soltou foi foi muito participativo. Uma experiência extraordinária que pretendemos repeti o quanto antes”, avaliou a vice-prefeita Marli Bonfante, também, secretária municipal de Educação e Cultura.

“Confesso que, no começo me preocupei com a timidez do público, mas com o andar da carruagem, a maioria se soltou e pegou firme nas perguntas e curiosidades. Estou feliz com a acolhida e a recepção. Foi maravilhoso estar em Herculândia; espero voltar um dia, viu Marli, viu Margarida”, disse Guedes, enquanto se deixava fotografar com participantes, ao final do bate papo.

Sequência
De acordo com Margarida Tempass, a terceira etapa do Viagem, está prevista para o mês de Agosto, com o bate papo com um escritor de público adulto. E finalmente ara novembro, está prevista a quarta e última etapa do Viagem Literária 2017, estreante em Herculândia, com as „Oficinas de Escritas Criaticas‟, que também ainda não tiveram mais detalhes divulgados.

Biografia
Luiz Roberto Guedes, paulistano, nascido em setembro de 1955. Redator publicitário, jornalista, tradutor, letrista de música popular, operário de comunicações. Seu primeiro texto publicado foi É A GUERRA, MEU GENERAL, em Contos Jovens número 6, Editora Brasiliense, 1975. Sua poesia surgiu em MAUS MODOS DO VERBO, antologia de Osmar Reyex, LRG e Glauco Mattoso, edição FIM, 1976. Participou também de QUEDA DE BRAÇO, antologia do Conto Marginal, com 51 contistas de todo o país, edição CAM, RJ, 1977. A partir dos anos 80, dedicou-se também à música. Como letrista (sob o nome de Paulo Flexa) , é parceiro de compositores e intérpretes como Luiz Guedes & Thomas Roth, César Rossini, Beto Guedes, Ronaldo Rayol, Beto Strada, Ivaldo Moreira e outros. Os citados Luiz Guedes e Beto Guedes, músicos mineiros, são primos do paulistano LRG. Nos anos 90, publicou obras infanto-juvenis como os dois álbuns de poemas para crianças PLANETA BICHO (Bicharada de Tinta / Bicharada de Letras), FTD, 1996, e LOBO, LOBÃO, LOBISOMEM, Saraiva, 1997. Obteve um Prêmio Escriba de Contos (Piracicaba, SP) em 1997, e o Prêmio de Poesia Lilia Pereira da Silva, em 1999, com o poemário CALENDÁRIO LUNÁTICO — Erotografia de Ana K, lançado em 2000, em português/italiano, pela Edições Ciência do Acidente. Em parceria com o poeta e ensaísta Claudio Daniel traduziu GEOMETRIA DA ÁGUA, do cubano José Kozer, parcialmente publicado na Coleção Memo da Fundação Memorial da América Latina, SP, 2000. Prepara o lançamento de um livro de contos — COMO SER NINGUÉM NA CIDADE GRANDE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *