Programa leva contadores de histórias, autores infantojuvenis, escritores voltados para o público adulto e um módulo especial de escrita criativa em eventos gratuitos a toda a comunidade em biblioteca municipais no estado de São Paulo.

prasanna-kumar-223903
O Viagem Literária terá cinco módulos este ano: um módulo inicial, o de contação de histórias, um dedicado a literatura infantojuvenil, outro voltado para o público adulto, e um último de escrita criativa. Um dos eixos centrais do programa é aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão paulista, dando protagonismo às bibliotecas públicas. Esse objetivo ganha ainda mais sentido com a participação dos profissionais de bibliotecas e das comunidades locais, pois o programa é dirigido a pessoas que desejam encontrar na leitura, e na sua mediação, a motivação e o conhecimento para construir um mundo melhor.

Nesse sentido, as oficinas de Escrita Criativa nas bibliotecas públicas municipais são uma inovação no formato do programa deste ano. Essas oficinas serão realizadas por bibliotecários, profissionais de bibliotecas e educadores locais que receberão material de apoio e orientação técnica em capacitações presenciais e virtuais ministradas pela escritora e doutora em Literatura Brasileira, Noemi Jaffe. A intenção é transferir uma metodologia a ser incorporada à programação regular das unidades incluídas nesta edição. Com esta novidade, estima-se que, pelo menos, outros 85 eventos acontecerão até o final do ano, com os talentos locais.