Bem-vindos ao Viagem Literária Ano 10!

Em 2017 comemoramos a 10ª edição do Viagem Literária, programa bem-sucedido no seu compromisso de aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão paulista.

Anualmente dezenas de cidades recebem escritores e artistas consagrados para falar de personagens inesquecíveis e histórias surpreendentes que estão registradas nas páginas da nossa literatura.

A missão da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo é formular e implementar políticas públicas visando ampliar o acesso aos bens culturais, a descentralização das atividades e a valorização do patrimônio cultural paulista.

Dar protagonismo às bibliotecas públicas, incentivar a mediação da leitura e propagação da literatura brasileira é um dos papéis mais importantes da Secretaria da Cultura. E o Viagem Literária vem cumprindo este objetivo há uma década, oferecendo uma programação cultural qualificada e diversificada aos cidadãos das comunidades onde acontece.

Nesta edição estão programados 360 eventos em 90 cidades. Cada local receberá importantes grupos de contadores de histórias e consagrados escritores para celebrar a literatura brasileira em quatro encontros gratuitos para públicos de todas as idades.

Além desses eventos, as bibliotecas participantes promoverão pela primeira vez oficinas de Escrita Criativa que serão correalizadas pelas próprias equipes de profissionais, com apoio da Secretaria da Cultura e de voluntários locais. É uma iniciativa destinada a transferir metodologia para estimular a aprendizagem, a geração de ideias e processos de reflexão para produzir e ativar a circulação do conhecimento na comunidade, uma das principais metas das bibliotecas vivas.

Venha participar desta viagem. Ocupe seu lugar na biblioteca. Ela é sua!

 

Secretaria de Estado da Cultura

Governo do Estado de São Paulo