Bem-vindos ao Viagem Literária Ano 10!

 

Em 2017, comemoramos a 10ª edição de um programa bem-sucedido no seu compromisso de aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão paulista. Anualmente, dezenas de cidades recebem nomes consagrados para falar de personagens e histórias que estão sendo registradas pela literatura brasileira contemporânea.

A missão da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo é formular e implementar políticas públicas visando ampliar o acesso aos bens culturais, a descentralização das atividades e a valorização do patrimônio cultural paulista.

Integrado a um conjunto de ações para disseminar o gosto pela leitura no Estado, desde 2008 o programa Viagem Literária vem promovendo encontros que dinamizam a programação das bibliotecas municipais no Estado, contribuindo para transformá-las em centros de convivência multicultural de toda a comunidade.

Dar protagonismo às bibliotecas públicas, incentivar a mediação da leitura e propagação da nossa literatura é um dos papéis mais importantes da Secretaria da Cultura. E o Viagem Literária cumpre este objetivo com o reconhecimento das comunidades por onde passa.

Os convidados sempre são autores de grande destaque na cena literária ou personagens importantes no campo da mediação de leitura, como é o caso dos artistas que se apresentam individualmente ou em grupos de contação de histórias.

Os objetivos do Viagem Literária ganham ainda mais sentido com a participação dos profissionais de bibliotecas e das comunidades locais, pois o programa é dirigido a pessoas que desejam encontrar na leitura, e na sua mediação, o prazer, a motivação e o conhecimento para construir um mundo melhor.